17 novembro, 2009

Fumaça

Por que as pessoas fumam??

Não sei.

Só sei que fumam.

Onde há fumaça ha fogo, e onde a há fogo há um cara querendo acender um cigarro.

Não sei nem porque nem onde as pessoas começaram a fumar, ou melhor expelir fumaça dos pulmões depois de tragá-la.

A história do tabaco é mais antiga que as constituições e leis anti tabagistas.

Pra falar a verdade a história do mundo foi escrita a base de fumaça seja ela de cigarros, charutos, cachimbos ou canhões, sem fumaça não haveria história.

A magia pode advir dos desenhos disformes feitos pela fumaça que sai da boca quando você acaba de dar uma tragada, esses desenhos que lembram nuvens que nos remetem a infância procurando formas e sentido nelas ou apenas o simples prazer de acender o tabaco pra sentir o tempo parar por alguns instantes entre uma tragada e outra.

A satisfação de uma baforada é algo que só quem já fumou pode saber, difícil descrever.

O tabaco é o único prazer do indigente, que se contenta até com um simples resto de um cigarro achado na rua, é o amigo do solitário naquela noite sem maiores perspectivas, o acompanhamento perfeito no pós-coito sexual, às vezes o cigarro é melhor que a transa em si.

O prazer e o cigarro andam juntos, assim como o momento quase ritualístico do acender o cigarro, da chama bailando em frente ao rosto, dos momentos que a brasa entra em ignição, a fumaça cria seus primeiros círculos, você se sente em um filme de Hollywood, até os filmes perderam a graça depois que ninguém mais soltou fumaça. os detetives dos filmes eram verdadeiras chaminés, agora meros robôs sem graça e sem fumaça, quem vai torcer pra um detetive que nem fumaça solta, prefiro o bandido que não é politicamente correto, que esse sim ainda pode fumar.

Sim

Pois a maioria do pensamento humano foi acompanhado de muita fumaça, pensadores, poetas, artistas.

O pensamento humano seria bem menos interessante sem o tabaco, sem a fumaça.

Pra falar a verdade, temos muitas coisas obsoletas para a vida, como chuchus, jilós e ornitorrincos.

Agora o tabaco é importante, esta na nossa cultura, em nossa história.

Veja até os nossos ancestrais, assim que descobriram o fogo, logo em seguida inventaram algo para fumar, os indígenas usam a fumaça para os rituais, o fumo coletivo é uma das tradições mais antigas entre todos os povos arcaicos, para aproximar os amigos e também para se aproximar de seus espíritos ancestrais … que também fumavam…

Mas isso ainda hoje é feito, ainda se fuma nas rodas de amigos, compartilha-se o cigarro com aquele amigo menos afortunado que te pede encarecidamente um cigarrinho, ninguém no mundo pede encarecidamente um chuchu ou um ornitorrinco a alguém.

Os cigarros são mais importantes socialmente que as socialites, os sociólogos e os partidos conservadores.

Na cadeia são moedas de troca, nos tempos de paz fuma-se por prazer, nas guerras por necessidade, nos locais proibidos por obstinação, sim porque os fumantes são seres obstinados, perseguidos como cães raivosos, limitados a espaços isolados como doentes terminais, e tudo por causa única e exclusiva da fumaça, que é apenas … fumaça.

O que seria dos camponeses sem o cigarrinho de palha, colhendo os chuchus que realmente não servem pra nada.

Nos escritórios isolaram quem fuma em ambientes minúsculos, longe de todos ser visto fumando é algo constrangedor.

- Ah me desculpe o cigarro é de outra pessoa eu só estou tomando conta, enquanto ela foi se matar um pouquinho.

Mas mesmo assim continuamos.

Seguimos.

Incansáveis…

Bem … Um pouco cansados, nosso fôlego é mais curto, mas mesmo assim.

É nosso fôlego e usamos o que temos

Não roubamos o fôlego de ninguém,

Pagamos por nossa fumaça, e pagamos caro, temos o direito e o dever de manter as tradições de nossos ancestrais, vamos fumar, tragar sem constrangimento nem medo de o fazer em publico, e que se fodam os ornitorrincos.

O ministério da saúde adverte, fumar é prejudicial a saúde.

Se foda,

to nem ai

por Cleiner Miceno, do blog stalker shots

Nenhum comentário: