13 novembro, 2009

D´ Urso e sua trajetória política

O atual presidente da OAB e pleiteante do Terceiro Mandato, tem definida uma estratégia para levar adiante a sua carreira política, na qual, a passagem pela OAB foi mero degrau, mero instrumento.

Durante o mês de setembro, o presidente atual da OAB paulista tratou de livrar-se do partido ao qual estava vinculado, o antigo PL e atual PR, para poder filiar-se a uma nova agremiação partidária. No dia 21/09/2009, o eleitor de título n°. 003540950124, o atual presidente, filiou-se ao DEMOCRATAS.

A lista do Democratas com o seu nome, foi enviada ao sistema de registro de filiação partidária do TSE em 9/10/2009, 3ª. Zona Eleitoral de São Paulo. O documento pertinente, para que não se alegue ignorância, está em nosso poder. A ida do atual presidente da OAB-SP para o Democratas tem tudo a ver com sua trajetória na OAB. Não quis nunca bater de frente com o atual governador, nem no caso IPESP, nem na remuneração dos advogados no convênio de assistência judiciária, nem em nenhuma outra causa que pudesse gerar conflito com seus correligionários.

Sua postura em casos como o do Francenildo, e principalmente sua subordinação ao Democratas, ajudando o Guilherme Afif (do mesmo partido) na campanha do “CANSEI !”, atrelando nossa Instituição a um esquema partidário, são prova evidente de sua vinculação política.

E isso fica confirmado com sua filiação partidária. Aliás, bem orientado sob o ponto de vista político partidário, o político D’Urso saiu do partido anterior e filiou-se ao Democratas, nos prazos certos e de maneira correta, tendo sua candidatura em 2.010 obedecido o prazo de anterioridade de UM ano, da mesma forma como o Ciro Gomes, a Marina Silva e tantos outros.
Assim, candidato em 2.010 (caso contrário por que obedecer as regras de filiação ?), o nosso presidente terá que atender a outra regra, a de desincompatibilização, que deverá ser feita em até seis meses antes do pleito.

Assim, ganhando o pleito da OAB, o que se coloca por amor ao argumento, o nosso presidente sairá de suas funções, por renúncia (significando que não volta mais), no início de abril de 2.010, com menos de quatro meses de mandato. É o verdadeiro “vote em D’Urso e eleja Marcos da Costa (quem !!! ???). Um verdadeiro estelionato eleitoral. Mas, em verdade, o que se sabe é que, tomando conhecimento das pesquisas verdadeiras, e de sua INVOLUÇÃO no placar eleitoral, o atual presidente deu-se conta de que vai perder. E aí, não teve dúvida. Tratou de filiar-se ao Democratas para continuidade de sua carreira, pelo que diz nos bastidores, como candidato a suplente ao Senado do Guilherme Afif Domingues.

Acredito piamente nessa segunda alternativa. Mas, qualquer das duas alternativas mostra uma pessoa sedenta de poder, capaz de desprezar princípios jurídicos, como o da alternância de poder, um dos dois maiores da democracia (o outro é o voto do povo), para dar continuidade à sua carreira política, com desprezo total pela OAB e seus pobres advogados. Só nos resta seguir um dos ensinamentos do D’Urso: CANSEI, presidente, É HORA DE MUDAR!
Alberto Rollo, especialista em direito eleitoral, é candidato ao Conselho Federal na chapa do Rui Fragoso.

2 comentários:

Anônimo disse...

Num deu certo, né, Bahcaroço?
Deu D´Urso! De novo!

Se vocês continuarem fazendo campanha do jeito que fizeram pro Fragoso, a Dilma garante um terceiro lugar na próxima eleição.

Reinaldo disse...

Não se preocupe, corajoso anônimo.

O membros do Bah!Caroço não se posicionam para "dar certo" ou para vencer. Se posicionam porque acreditam em determinados princípios.

Quanto às eleições da OAB, parabéns ao terceiro mandato de D'Urso, o Uribe da advocacia.