16 setembro, 2009

Psicopatia social, sociopatia ou distúrbio da personalidade dissocial

Quem, em seu ambiente de trabalho, não conviveu com pessoas que queriam puxar o tapete das outras, faziam fofocas e criavam intrigas...

Personalidade muito freqüente, especialmente nos meios políticos, os psicopatas sociais abrangem cerca de 1 a 4% da população. 25% das pessoas que estão presas apresentam estes sintomas.

Avidamente cínicos, adaptam-se ao ambiente que estão, recuando ou avançando de acordo com as situações. Exímios manipuladores e desprovidos de responsabilidade (mestres em colocar a culpa nos outros), não se arrependem, são incapazes de manter uma relação e de amar. Nunca mudam o jeito de ser, mesmo quando são punidos.

Sociopata clássico foi Donatien – Alphonse – François de Sade cujas preferências sexuais perversas originaram o nome sadismo.

Comportamento associado com a incidência de uso de drogas e bebidas alcoólicas; são egocêntricos patológicos, tem emoções superficiais, falta de autopercepção, falta de empatia com os outros seres humanos, ausência de remorso, ansiosos e possuem sentimento de culpa em relação ao seu comportamento anti-social.
Roubam, trapaceiam, abusam e colocam em risco a sua vida e a de outras pessoas. São frios e parasitas.

Coloquialmente falando, são tradicionalmente conhecidos como pessoas de mal caráter, canalhas e invejosas. Sem princípios e valores. Danam-se pela coletividade. Abusam do poder, da maldade e sentem prazer nisso.

Os psiquiatras entendem que devem ser responsabilizados criminalmente por seus comportamentos, já que há discernimento de seus atos. Como nunca acham que estão errados, repetem-nos. E não há cura para essas pessoas.

Muito cuidado, pois, tranquilamente, você já cruzou com algum assim. E se achou graça do texto, há uma grande possibilidade de você ser um desses filhos da puta.

2 comentários:

Ivone disse...

A moça foi ao enterro da mãe e conheceu seu namorado, com que se casou.
Passados alguns anos, ele separou-se dela. Em seguida, ela matou a irmã.

Na sua opinião, ela matou a imã:
a)Ciúmes
b)raiva
c)arranjar um novo namorado

Se vc escolheu C, você leva jeito para entender os psicopatas.

Anônimo disse...

Por que nao:)