12 agosto, 2009

O Cineclube Casa de Espanha retoma suas atividades, neste segundo semestre, com a exibição do documentário “Patativa do Assaré: Ave Poesia”, no próximo domingo, dia 16.
No filme de Rosemberg Cariry o poeta do povo, Antonio Gonçalves da Silva, conhecido por Patativa do Assaré (1909-2002), recita e canta suas poesias. Em suas letras traz a realidade seca da região nordestina, fazendo do sertão um livro de poemas. Mas além da lida na roça para sustentar a família e da admiração da natureza, fez poesias sobre diversos temas, da transamazônica à reforma agrária. Sua produção o tornou símbolo da cultura popular e das lutas democráticas.
Neste ano comemora-se o centenário de Patativa, que cego de um olho desde criança, nunca encontrou empecilho para construir versos e rimas, buscando a libertação do povo das agruras da fome e da opressão.
O documentário, finalizado em 2007, utiliza imagens de filmes, como Viramundo, de Geraldo Sarno e de O Velho, de Toni Venturi, para abordar os contextos da poesia de Patativa, da migração nordestina e dos anos de chumbo, respectivamente.
Com entrevistas de amigos, artistas e familiares e depoimentos do próprio poeta, recolhidos em mais de 20 anos de filmagens, o documentário mostra como a obra poética de Patativa foi sendo descoberta. Luiz Gonzaga e Raimundo Fagner foram alguns dos cantores que divulgaram as letras desse poeta sertanejo.
O filme será exibido, na Casa de Espanha de Sorocaba, graças ao Projeto Circuito Cineclubista realizado pelo Conselho Nacional de Cineclubes Brasileiros, tendo ainda o apoio da Associação Brasileira de Documentaristas e Curta-Metragistas, Congresso Brasileiro de Cinema e Coalizão Brasileira pela Diversidade Cultural. O projeto tem como objetivo democratizar o acesso da população à produção audiovisual nacional e fortalecer o movimento cineclubista brasileiro através da articulação de um circuito nacional de exibições.

Dia: 16/08, às 16 horas.
Local: Casa de Espanha, Rua Manoel Lopes, 235, Vila Hortência. Sorocaba.
ENTRADA GRATUITA

Nenhum comentário: