06 julho, 2009

Lippi cortou salário de servidores para combater a “crise econômica mundial”

Quem trabalha para a Secretaria de Saúde de Sorocaba, médicos, auxiliares de enfermagem, enfermeiros, recepcionista, dentistas e atendentes, levaram um grande susto quando abriram seus holerites em 1º de Julho, sem que houvesse qualquer aviso a prefeitura cortou 70% do pagamento de horas extras de seus funcionários.

Na maioria dos casos o pagamento de extras é responsável por mais de 5o% do total dos salários recebidos e, como as extras vêm sendo pagas constantemente nos últimos anos, muita gente esta com o orçamento comprometido com dívidas que dependem desse dinheiro.

O pagamento de horas extras foi substituído pelo banco de horas, o que foi feito sem consulta aos funcionários e sem previsão para os descontos do banco de horas.

Junto com o holerite a prefeitura entregou uma cartinha culpando a crise econômica mundial pelo o que ocorre em Sorocaba e pede a colaboração dos servidores.

A medida parece mostrar uma atitude terrorista do prefeito Vitor Lippi, pois as horas extras não foram proibidas, pelo contrário, nos últimos meses aumentaram consideravelmente. A área de saúde é a mais atingida os PAs do Éden, Laranjeiras, UPH Zona Oeste, Zona Norte e Samu funcionam como pelo menos 1/3 das escalas com horas extras, devido a falta de funcionários. Há dois meses a prefeitura autorizou ainda, que a Guarda Municipal complete suas escalas de serviço com hora extra.

Os funcionários estão revoltados, nos últimos três dias o SAMU funcionou com muita dificuldade, devido a falta de motoristas e auxiliares de enfermagem, o PA Éden funcionou, na noite passada, com três médico e apenas um auxiliar de enfermagem e só foram atendidos casos que dispensavam procedimentos de enfermaria, ou seja, só receita e encaminhamento para outras unidades.

O presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais, submisso a prefeitura, veio a público defender o prefeito contra os funcionários. Em 1o de Julho, o presidente do sindicato, Sérgio Ponciano, disse ao Jornal Cruzeiro do Sul que está negociando com a prefeitura o pagamento do mês de Maio.

De agora em diante quem fizer hora extra, receberá em banco de horas conforme as necessidades da prefeitura.

A insatisfação dos servidores aumenta ainda mais diante de alguns gastos que a prefeitura fez no primeiro semestre, como aumento de 24% no salário do prefeito e dos secretários e o pagamento adiantado de uma dívida milionária da prefeitura. Enquanto o salário dos servidores perdeu 50% do poder de compra em relação ao salário mínimo nos últimos dez anos. Sem aumento de salários e sem contratação de novos funcionários o salário proveniente de horas extras tem diminuído o efeito da contração do salário.

Os funcionários estão apreensivos, pois nesta segunda-feira, ocorrerá uma reunião com os coordenadores de unidades na Secretaria de saúde, para discutir a possibilidade de fechamento de alguns pronto atendimentos.

O ato do prefeito Vitor Lippi pode ser comparado com o que fez Fernando Collor de Mello ao abocanhar o dinheiro depositado na cardeneta de poupança.

Enquento o governo Lula expande os investimentos, aumenta o bolsa família e desonera a produção industrial, os governos do PSDB fazem exatamente o contrário, Serra e Lippi enxugam os gastos, ou seja, cortam imvestimentos, demitem, privatizam, cortam salários e contribuem para que a recessão se instaure.

Este é o modo tucano de governar, Sorocaba tem que dizer não.

Nenhum comentário: