28 julho, 2009

A fênix

Depois de alguns meses sem escrever, devido a problemas de saúde - já superados - , retomo um dos meus maiores prazeres: debater política através deste blog. Idealizado pelo Reinaldo e por mim, anos atrás.
Antes, quero agradecer a todos e todas pelo apoio, carinho e atenção. Em especial: Reinaldo e Eliton, também colaboradores deste blog. Vocês foram grandes companheiros! Parceiros! Irmãos!
Nossos próximos desafios se avizinham. Eleger Dilma Roussef como sendo a primeira mulher presidenta do Brasil não será tarefa fácil, frente a uma sociedade cheia de preconceitos como a nossa.
Por outro lado, os avanços do governo Lula são exímios facilitadores ao debate e, também, a própria figura do Presidente.
A idéia de produzirmos um amplo mercado de consumo de massas, aliado à distribuíção de renda, idealizado por Florestan Fernandes, Caio Prado Junior, entre outros, possibilitou que o Brasil encarasse a crise mundial com mais tranquilidade. Afrontamos às concepções neoliberais, não privatizando o Banco do Brasil, a Caixa Econômica e a Petrobrás, facilitando o crédito aos de baixa renda, aumentando nosso patrimônio e gerando empregos.
Para alcançarmos estes objetivos, lançamos mão de projetos que, acima de tudo, incluem: Prouni, Bolsa Família, além do maior programa de moradia de nossa história: o Minha Casa, Minha Vida.
Nossa política internacional nos aproximou dos países governados pela esquerda, com cooperação solidária, obrigando os países ricos a nos consultarem sobre as principais decisões mundiais.
Não abandonamos bandeiras históricas, como os direitos humanos, a preservação dos indígenas, a legalização de terras das comunidades quilombolas, defesa do movimento afro-brasileiro e os direitos da comunidade LGBTT.
Ainda há muito que fazer. A transformação social está no DNA do PT. Para continuarmos, é indispensável elegermos Dilma e derrotarmos o PSDB no Estado de São Paulo; a Reforma Politica, através de uma Constituinte Exclusiva também deve ser prioridade.
Assim, o PT reforça sua principal característica, a luta em prol de um país plural e preparado para o futuro, sem negligenciar o bem estar das pessoas.

Nenhum comentário: