19 abril, 2009

A velha paineira do Terminal Santo Antônio

Fiquei surpreso hoje ao ler o portal sorocabano Viva Cidade, na página Pontos Turísticos ou de Referência, quando vi que de uma lista cinquenta monumentos, prédios e paisagens da cidade, consta a antiga e frondosa paineira do Terminal Santo Antônio.
Gostei de ver aquela linda árvore sendo reconhecida como um dos símbolos da cidade, no entanto, fico muito triste ao lembrar que a árvore foi derrubada pela prefeitura.




A paineira, patrimônio natural e histórico da cidade de Sorocaba, tinha 20 metros de altura e ficava na entrada do Terminal de ônibus Santo Antônio, ela foi cortada pela prefeitura no ano de 2006. Com o corte efetuou-se a famosa "revitalização do terminal", ainda que, na época, a prefeitura tenha alegado estar a árvore sem condições de se sustentar, apresentando assim, riscos para a população, mas, pela minha lembraça ela não parecia tão mal assim, pelo contrário, e se estivesse a prefeitura tinha obrigação de conservá-la.

Na época da antiga Fábrica de Tecidos Santo Antonio, a paineira era uma dádiva que acolhia os operários fatigados do trabalho. Debaixo daquela sombra meu pai conta que comia a marmita que a minha prepava todos os dias para o seu almoço.


Não sei se foi um erro ou ironia do editor do portal Viva Cidade, mas a fotografia apresentada como sendo da paineira é, na verdade, de uma pequena árvore do canteiro central da avenida Afonso Vergueiro.
________________________
A fotografia da paineira cortada foi feita por Demis Lima e publicada em seu blog Fazendo Parte.

Nenhum comentário: