13 novembro, 2008

Nas intermináveis e deliciosas conversas políticas que tenho com meu amigo e conselheiro Reinaldo, avaliamos muito sobre os rumos de nosso país.
Ontem, conversamos sobre a crise que assola o mundo. Ele ressaltava que se não fossem às políticas sociais do Governo Lula, estaríamos demasiadamente vulneráveis aos seus impactos. É bem verdade que já estamos sentindo, mas com menor efeito em relação a outras nações.
Complementei o diagnóstico, dizendo que os defensores neoliberais, representados no Brasil, pelo PSDB e Democratas, que iniciaram o processo de abertura de mercado despudorada, com intensas e irresponsáveis privatizações na década de 1990, tentarão responsabilizar nosso governo pela crise. Coisa que não deveremos aceitar e partir para o ataque no debate político.
Eles são responsáveis por esta e por todas as crises que o capitalismo apresentar. Em todas as mais variadas fases. E num momento de desespero, utilizam-se de nossos argumentos para suas ações práticas. Foi o que se viu no crash de 1929. É o que está ocorrendo na Europa, especialmente na Inglaterra.
Politizemos o debate antes que a direita sacaneie.
É a cara deles!

Nenhum comentário: