03 novembro, 2008

Consultoria para o PIG


Os integrantes do PIG (Partido da Imprensa Golpista) estão mais perdidos do que cego em tiroteio diante da nova crise global do capitalismo.

E agora, o que fazer? Os "analistas" não acertam uma!

Para ajudá-los, uma sugestão, do Gilson Caroni Filho, da Agência Carta Maior: contratem como consultor o velho Carlão. Ou, para os não tão íntimos, Karl Marx.

Abaixo sua análise sobre a "crise do crédito", escrita há mais de 150 anos.

“Num sistema de produção em que o mecanismo do processo de reprodução repousa sobre o crédito, se este cessa bruscamente admitindo-se apenas pagamento de contado, deve evidentemente sobrevir crise, corrida violenta aos meios de pagamento. Por isso, à primeira vista, toda crise se configura como simples crise de crédito e crise de dinheiro. E na realidade trata-se apenas da conversibilidade das letras em dinheiro. Mas, essas letras representam, na maioria dos casos, compras e vendas reais cuja expansão ultrapassa de longe as exigências da sociedade, o que constitui, em última análise, a razão de toda a crise.”

"Ademais, massa enorme dessas letras representa especulações puras que desmoronam à luz do dia; ou especulações conduzidas com capital alheio, porém, mal sucedidas: finalmente, capitais-mercadorias que se depreciaram ou ficaram mesmo invendáveis, ou retornos irrealizáveis de capital"

"Tudo aqui está às avessas, pois, nesse mundo de papel, não aparecem o preço real e seus elementos efetivos, vendo-se apenas barras, dinheiro, sonantes, bilhetes, letras, valores mobiliários”.

“Representa para o possuidor e para o credor deste (e como garantia de letras e empréstimos), menos capital-dinheiro que ao tempo em que foi adquirido e em que, por ele garantidos, se efetuaram descontos e empréstimos."

Eu só imagino a Miriam Leitão entrevistando o velho Carlão. Chega a ser um sonho erótico!

Nenhum comentário: