01 julho, 2008

Leila Cordeiro: o império da TV Globo balança

Por Leila Cordeiro, no Direto da Redação
Falar em queda do império, pode até parecer um exagero , mas se recorrermos à história vamos constatar que o que está acontecendo não está tão longe da verdade, não.
Qualquer semelhança seria mera coincidência?
Os historiadores ensinam que a "queda do Império romano foi causada por uma série de problemas internos que fragilizaram o Império e o colocaram à disposição de invasões de outros povos". Apesar de ser uma obviedade, todo Império começa a decair após alcançar o seu apogeu, e com Roma não foi diferente.
Sem querer forçar a barra, não é mais ou menos o que está acontecendo na Globo?
Pela própria mídia especializada sabe-se que problemas como briga pelo poder, dívidas e sobreposição de egos têm colocado a hegemonia da emissora em xeque.
Talvez ela tenha crescido tanto que perdeu a identidade e está se fragilizando pela própria mordida, ou seja, ela criou o monstro e foi engolida por ele.
Quando a Globo poderia imaginar que alguém teria poder de fogo para usar a mesma fórmula de sucesso que garantiu sua liderança por décadas?
O formato vitorioso deu resultado nos estúdios da Barra Funda e se refletiu nos índices de audiência da emissora , o que, curiosamente, prova que a Globo teve o mérito de descobrir uma grade infalível de programação. Mas, a meu ver, ela está perdendo o bonde ao se acomodar com a liderança, fenômeno que acontece com todo mundo que está na frente de uma competição e acha que nunca vai ser alcançado. Relaxou...dançou.
Hoje não existe mais o ovo de Colombo em nenhum segmento, principalmente no de televisão. Não há mais o que descobrir e sim aprimorar.
Falta talvez à Globo a humildade dos grandes conquistadores e dos sábios de dar oportunidade a quem está chegando, ao sangue novo sem vícios.
Ignorando isso, ela abriu um leque de oportunidades à Record que ao contrário da rival vem investindo em novos talentos e idéias.
Com isso, a Globo que nunca precisou "se deitar na cama pra fazer a fama" está correndo atrás dos pontos perdidos no Ibope fazendo auto-promoções na mídia escrita onde tenta vender ainda seu peixe.
A verdade é que nenhum monopólio faz bem. Para os mercados artístico e publicitário o importante mesmo é o sucesso individual do produto para que ele possa se sobressair e garantir a vitória antes mesmo do público mudar de canal.
Em tempo: Leila Cordeiro foi uma das melhores repórteres da Globo. Hoje, vive em Miami com o marido, Eliakim Araújo. Os dois são os responsáveis pelo “Direto da Redação”.
Em Tempo 2: Ontem, domingo, dia 29, a Globo ficou em terceiro lugar duas vezes. Durante a final da Eurocopa, na Record, enquanto a Globo mostrava aquele melancólico jogo do São Paulo; e, no Faustão. Terceiro lugar num domingo, quem diria, hein ?
Fonte: blog do Paulo Henrique Amorim

Nenhum comentário: