26 julho, 2008

Estação de Passa-Três (Brigadeiro Tobias)

A estação foi aberta em 1899 como Passa-Três, na fazenda desse nome do Brigadeiro Rafael Tobias de Aguiar, mas posteriormente tomou o nome do dono, por volta de 1913.

Aparece em algumas fontes como tendo sido inaugurada em 1875, no início das atividades da linha, mas isso não parece correto.
O prédio da estação atual, utilizada como um dos centros de controle de linha e também para eventuais embarques e desembarques no distrito de Brigadeiro Tobias até o início de 1999, está situado ao lado da rodovia Raposo Tavares.


O prédio da antiga estação foi ocupado por moradores sem teto depois de muito tempo abandonado. Havia sido desativado em 1926 devido a retificação e duplicação da linha, mas continua de pé, atualmente servindo de moradia para famílias carentes .

A estação tinha em março de 1998 três ou quatro funcionários da Fepasa trabalhando, até então bem cuidada, mas em agosto de 2001 ela foi abandonada, posteriormente, pichada e depredada.

Os moradores do bairro deveriam aproveitar o período eleitoral para cobrar da prefeitura a construção de moradias populares no bairro para que os moradores desocupem o imóvel, e assim possa ser reformado e quem sabe transformando num centro cultural.

Fotos de Ralph Mennucci Giesbrecht.

Nenhum comentário: