08 março, 2008

12 anos sem nenhum Centro de Saúde novo

Em 12 anos, o PSDB em Sorocaba não criou um único centro de saúde a mais.

Neste último ano o governo municipal anunciou a inauguração de duas novas Unidades Básicas de Saúde, Vitória Régia e Vila Fiori, no entanto, nenhumas delas é nova.

Há alguns anos atrás o CS Vila Fiori foi transferido para a Rua Osvaldo Cruz, na Vila Santana, num prédio comercial alugado pela prefeitura, no local do antigo “postinho” ficou uma instalação administrativa da Secretaria de Saúde. Este ano a prefeitura resolveu retornar o CS Vila Fiori para a Vila Fiori, no entanto, inaugurando com grande festa e afirmando que estava criando uma nova unidade.

A mesma coisa acontece com o festejado “novo CS” Vitória Regia, o que ocorreu foi o desmembramento de uma única unidade em duas para atender a mesma população, no outro prédio não havia espaço, houve inclusive denuncia do Jornal Cruzeiro do Sul sobre o atendimento de pacientes no banheiro por falta de espaço.
Nas cidade de Ourinhos e Marinha, menores e menos ricas que Sorocaba, existe simplesmente o dobro de Centros de Saúde que a nossa cidade.

Nenhum comentário: