19 março, 2007

Audiência pública discutirá "Escola da Família"

Uma das primeiras medidas anunciadas pelo governo José Serra (PSDB) na área da Educação foi a redução drástica no orçamento do Programa “Escola da Família” em 50%.

O corte atinge 2.882 escolas em todo o estado, sendo que em Sorocaba o corte foi realizado em praticamente 60% das escolas estaduais (49 das 82 unidades de ensino).

O Projeto de Lei que deu origem ao “Escola da Família” foi apresentado pelo deputado estadual Hamilton Pereira em 1997, construído com base num trabalho iniciado na Capital de São Paulo em 1989, durante a administração de Luiza Erundina, quando o Secretário de Educação era Paulo Freire.

Quando da sua sanção pelo então governador Mário Covas foram vetados importantes artigos do Projeto. Desde então, já funcionou como “Parceiros do Futuro” e hoje como “Escola da Família”. Porém, nunca recebeu a atenção devida pelos seguidos Governos desde 1999, quando transformado na Lei nº 10312.

Agora, apesar de pesquisas demonstrarem a redução de 26% nas chamadas ocorrências disciplinares e 20% no número de delitos, o Governador José Serra optou por cortar os recursos do Programa.

No próximo dia 26 de Março será realizada uma audiência pública na Câmara Municipal de Sorocaba com o objetivo de discutir as distorções durante a aplicação do projeto e os impactos do corte de verbas.

Um comentário:

Claudete Galini disse...

Participei do Projeto Parceiros do Futuro no ano de 1999 até 2002, como Monitora Educacional e depois n/tive mais notícias das pessoas que lá trabalharam comigo. Gostaria de saber o que aconteceu c/estas pessoas quando o Projeto passou p/outro governador e seguiu em outros moldes c/ o nome de Escola da Familia.