23 fevereiro, 2007

Rússia, 23 de Fevereiro de 1906 - fim ao Império Romanov


23 de Fevereiro era o Dia Internacional da Mulher há 100 anos atrás, foi também neste dia em 1906, que trabalhadores e soldados russos iniciaram uma jornada de luta que acabaria derrubando o Czar Nicolau II, pondo fim ao Império, dando os primeiros passos rumo a Revolução que mudaria os rumos da humanidade - a Revolução Russa de 1917.

Em 1906 os revolucionários estavam mais prudentes por conta do massacre de 1905, mesmo assim, as operárias têxteis iniciaram uma greve que ninguém sabia onde iria parar, não havia previsão nem planejamento do desenlace, e as forças da repressão agiram cruelmente: de Janeiro a Abril de 1906 cerca de 14 mil pessoas foram mortas e 70 mil presas ou deportadas.

Assim se sucedeu a jornada que só parou com queda de Nicolau:

No dia 24, metade dos operários industriais de Petrogrado entrou em greve, as palavras de ordem que começavam a surgir eram “abaixo a autocracia!”, “abaixo a guerra!” ;

No dia 25, 240 mil saíram às ruas, agora com estudantes, operários, trabalhadores dos bondes, populares, etc.;

No dia 26 - "Domingo Sangrento" -, não havia trabalho, não se podia medir a força das fábricas, o exército entra em ação, os manifestantes gritam a cada encontro com os soldados “marchem conosco!”, “não atirem em seus irmãos!”; ainda no dia 26, o regimento Pavlovsky, da guarda fiel de Sua Majestade, se rebela contra o comando inaugurando uma série de sublevações de vários regimentos de soldados. No dia 27, houve uma enxurrada de sublevações de soldados, greve geral, protestos, bloqueios, tomada de locais públicos e os últimos enfrentamentos, os carros militares já desfilavam nas ruas com bandeiras vermelhas. Os presos são libertados. A multidão toma o Palácio de Inverno. A insurreição se espalha para Moscou e grandes cidades do país.

O czar já tendo suas medidas de repressão desobedecidas e suas ações de governo paralisadas há dias, renuncia no dia 2 de março. Em seguida, por ordem do Csar, é criada a Duma (Parlamento da Russia) dando fim ao Império Romanov.