06 fevereiro, 2007

Ontem fui questionado por um professor sobre o retorno do Zé Dirceu, de pronto não soube responder, pois ainda não tinha refletido no que isso pode acarretar.

O PT sofre hoje de um mal chamado tendências, que divide e enfraquece o partido, essas tendências não tem nada de democráticas, na verdade defendem seus interesses e na maioria das vezes interesses eleitoreiros.

O Zé colaborou muito para construção desse PT atual, onde luta-se por um mandato, e quando se consegue, são feitos acordos escusos para se manter. Distanciam-se das bases e esquecem que somos um partido de trabalhadores e de massa.

Hoje responderia ao meu querido professor, que espero profundamente que o Zé não volte, e aqueles que acreditam e lutam por uma mudança no rumo desse partido façam algo para impedir.

Pois os erros existem para mostrar o que não deu certo, persistir neles é uma demonstração de burrice!

São Jorge ou melhor Santo Expedito nos proteja!!!!!

5 comentários:

Cássio Augusto disse...

Cara... tú é do PT??? pq assim... pra falar sobre as tendências internas tem que conhecer bastante sobre a estrutura interna do Partido!!!

Anônimo disse...

Assim como o universo, a burrice petista não tem fim.

Anônimo disse...

Só pode ser, esses caras são todos petistas!!! Não são imparciais... estão sempre defendendo o PT.

Anônimo disse...

Eu acredito que as tendências dentro do PT e a maneira com que elas disputam as posições que o partido vai tomar é uma das riquezas que contribui para a democracia petista e faz com que o PT seja um partido diferente dos demais.

Colocar a crise pela qual o PT passa nas tendências é um erro. Ainda mais porque é graças a ela que o partido ainda possui credibilidade frente aos que acreditam que o PT é um instrumento válido para mudar o país.

Reinaldo disse...

As "tendências" podem ser compreendidas de duas formas, Renan:

1) Agrupamentos temporários de companheiros, formados para defender ou se opor a uma determinada questão. Por exemplo: a tendência que era favorável a volta de Jorjão e a que era contrária. Encerrada a questão que suscitou o surgimento da tendência, esta desaparece.

2) Agrupamentos relativamente duradouros, formados em torno de posicionamentos ideológico ou de visões-de-mundo. Pode-se falar numa tendência "Social-Democrata" ou "Reformista" ou "Marxista", etc. Esse tipo de tendência é aquele que acompanhou o surgimento do PT. Existiam a "Articulação", a "Democracia Socialista" "O Trabalho" e várias outras.

Hoje em dia o que temos não são tendências. Principalmente em Sorocaba. São agrupamentos, bastante irregulares, formados em torno de lideranças do partido, que se dividem quando há conflito entre as lideranças e voltam a se unir quando os interesses das lideranças são compatíveis.

Tais "tendências" estimulam o culto à personalidade, despolitizam o debate. Normalmente se reduzem aos líderes, em sua maioria parlamentares, seus assessores e pessoas próximas destes.

O debate no interior dessas "tendências" é substituído pela busca do maior benefício ao mandatário. A forma de "convencimento" passa pela intimidação, pela ameaça aos que são contratados e dependem de seus salarios, por pressões sobre os "amigos" e sobre a promessa de futuras colaborações para os que pretendem ser candidatos.

Essas tendências, em particular, são extremamente nocivas e poderão ser mortais para o PT.