04 fevereiro, 2007

O número excessivo de condomínios fechados em Sorocaba reflete o quanto somos socialmente desiguais.

Especialistas, há muito, relacionam o surgimento de condomínios fechados com a crise do capitalismo. Para permanecerem seguros, a classe média alta e a alta, escondem-se em verdadeiras fortalezas, com soldados privatizados.

Enquanto isso, as pessoas mais humildes se digladiam, na busca de sobrevivência, e também usam de violência contra àqueles que tem muitas posses, restando a fuga daqueles, para tais espaços.

Desta feita, estabelece-se o colápso, a barbárie.

Em Sorocaba, os condomínios fechados estão aniquilando quaisquer formas organizadas de urbanização.

Instalam-se em lugares distantes, nos conhecidos bolsões-vazios, contrariando às orientações dos especialistas em urbanização, que defendem cidades compactas.

Assim, entendem que numa região em que existam, suponhamos, 3 famílias que ocupem um espaço relativamente grande; antes de "espalhar" as pessoas por toda a cidade, impossibilitando transporte, educação, saneamento básico, inclusão digital etc, compensam com a destruíção destas casas e a construção de prédios, indenizando estas famílias com apartamentos, e permitindo que as outras pessoas possam morar em regiões já urbanizadas.

2 comentários:

Reinaldo disse...

A proliferação de condomínio de alto padrão, de um lado; e favelas, ocupações irregulares, moradias precárias, de outro; são, sim, indicativos da crise social em que vivemos.

O novo front da luta de classes não será no campo. Antes, se dará nos grandes centro urbanos, em torno da luta por transporte mais barato e de melhor qualidade, por condições de moradia, acesso ao lazer e à cultura.

Quem viver verá.

Fábio Cassimiro disse...

"Região do Granja Olga é Corredor de Qualidade de Vida e Desenvolvimento. Esta é a visão de conceituados urbanistas." ( http://www.sorocaba.com.br/olga/shopping/ )

As perspectivas de desenvolvimento urbano na região do Granja Olga são as melhores. A duplicação da rodovia João Salerno e o surgimento de novos empreendimentos proporcionaram uma grande valorização comercial, agregar novos serviços e, ainda, aumentaram a já elogiada qualidade de vida da região.

Dois importantes urbanistas de Sorocaba, o arquiteto Geraldo de Moura Caiuby
e o engenheiro Paulo Sérgio de Souza Nogueira são unânimes ao confirmarem
essas perspectivas.
____________________________

Atacamos muitas vezes o capital pela sua perniciosa forma de se utilizar do poder publico para promover a concentração de renda, no entanto, esquecemos que eles, os capitalistas, assumem isso descaradamente, basta agente prestar atenção.