14 novembro, 2006

Um amigo blogueiro, o Marcolin, comentou no post do DCEs, DAs... que "se houvesse outra ditadura neste país, nenhum professor ou estudante seria preso". Quanto aos primeiros eu não tenho muita certeza, embora acredite que a imensa maioria escaparia, quanto ao segundo grupo eu acredito na frase.
(...) Ora, sem alunos, com jovens lutando pelo seu lugar ao sol e desemprego sempre na casa dos dois dígitos, não pensaram duas vezes: não formaremos pensadores, isso custa caro. Formaremos técnicos - com mil habilitações - que o mercado lhes ensinará o resto.(...)
(...) Mas os DAs e DCEs estão sempre muito próximos, até demais, das coordenações e diretorias acadêmicas, sendo conduzidos de acordo com o interesse destes últimos. Reinvidicações são coordenadas apenas quando o bolso é atingido.(...)
(...) O discurso corrente é de que não há mais tempo para reinvidicações de caráter político, o profissional do futuro precisa ser "moderno" e saber se adaptar á realidade do mercado. Esvazia-se assim o pensamento crítico e - por que não? - criativo dos jovens, justamente quando deveriam estar na plenitude da criação de idéias.
Trechos da postagem feita por Marcio Pimenta, em seu blog, sobre o movimento estudantil, e sua falta de engajamento político na atualidade.
Bom para refletir.

Nenhum comentário: