22 setembro, 2006

Procurador que investiga dossiê é homem de confiança de José Serra

Desde o início do chamado "escândalo do dossiê", chamou a atenção o fato de que se tratava de uma operação muito mal organizada, que as "provas" compradas poderiam ser conseguidas sem qualquer custo, através de meios legais. E, também, o fato de que o Presidente Lula não teria o menor interesse em se envolver nessa situação.

A quem interessava o crime? Algumas pessoas, ligadas ao PT, falavam em "armação". Mas como "armação"? Se os envolvidos eram do próprio PT e o dossiê, talvez, interessasse ao Mercadante. A teoria da "armação" parecia ser uma forma do PT justificar seus erros.

Parecia. Um pouco de pesquisa no Google com os nomes dos envolvidos nos leva a notícias de algum tempo atrás. Também consulta a alguns blogs e pode-se chegar a algumas conclusões basntante interessantes.

1. Há sérias dúvidas sobre a isenção do procurador do MP Mário Lúcio Avelar, responsável pela investigação contra os sanguessugas e também do dossiê contra os tucanos. A notícia que corre em Brasilia é que é Avelar manipulou Luiz Antônio Vedoin levando-o a uma arapuca armada para capturar assessores da campanha do Presidente Lula. Por trás de tudo, a antiga relação do procurador com o tucano José Serra.

2. Uma entrevista concedida por Mário Lúcio à jornalista Mônica Bérgamo, da Folha de S.Paulo, em março de 2002. Poucos dias antes, a PF realizara uma ação na Lunus Consultoria, em São Luís, onde achou R$ 1,3 milhão. A empresa pertencia a Jorge Murad, marido da então pré-candidata do PFL à Presidência, Roseana Sarney. Fotos da bolada apareceram na TV.

Os dias seguintes foram marcados pelo rompimento do PFL com o PSDB e por um bate-boca entre o então diretor-geral da PF Agílio Monteiro e Mário Lúcio. Um acusava o outro de ter vazado as fotos do dinheiro. Questionado pela jornalista da Folha, Avelar respondeu: “Gente, querem dizer que isso é do Serra? Então escreve: sou o procurador do Serra”. Na época, ele chefiava o MP no Tocantins.

3. Vedoin fechou há poucos meses acordo de delação premiada com o MP, abençoado pela Justiça do Mato Grosso. Assim, não dava um passo sem conhecimento prévio de Avelar. Vedoin sabia que estava grampeado e falou tudo por celular!Armada a arapuca, os “patos” caíram.

4. Há, de fato, um elo entre o procurador e José Serra: José Roberto Santoro. É subprocurador-geral licenciado e montou um bunker dentro do Ministério da Saúde na época que Serra chefiava a pasta. Santoro é uma espécie de mentor para grupo de procuradores, no qual figura Mário Lúcio.

5. Quem pediu o afastamento da PF no caso dossoê Serra foram os tucanos. E quem pediu para o MP entrar no caso foram também os tucanos. Seria este o motivo pelo qual Vedoin voltou atrás?

fontes:
www.google.com
www.amigosdopresidentelula.blogspot.bom

Nenhum comentário: