24 setembro, 2006

Pesquisa Ibope e Datafolha: uma contradiz a outra

A manchete dos principais jornais deste Domingo é o recuo do presidente Lula e o avanço da candidatura de Alckimin na pesquisa do Ibope, mostrando uma tendência que poderia levar as eleições para o segundo turno, no entando o Datafolha divulgou na última sexta-feira que não há indícios de uma mudança em curso. Para o jornalista Franklin Martins um dos dois institutos esta errado.
.
"A principal diferença é que, para o Datafolha, Alckmin cresceu basicamente tomando votos de Heloísa Helena. Ou seja, não fez Lula descer do partamar em que estava. Já para o Ibope, Alckmin cresceu prinicpalmente tomando votos de Lula, o que até agora ainda não tinha acontecido - e segundo o Dafolha, não está acontecendo. Fica a dúvida. É evidente que um dos dois institutos está errado. O Datafolha foi fechado ontem à noite. O Ibope hoje, no começo da tarde. É pouco tempo para explicar essa diferença toda."
.
Até aqui todas as pesquisas divulgadas desde de o início do processo eleitoral mostram que a variação do eleitorado varia sempre inversamente para Heloísa Helena e Geraldo Alkimin, o que demonstra que eles tem disputado os mesmos eleitores. Na pesquisa Datafolha a subida de Alckmin deu-se as custas de uma diminuição de dois pontos de Heloísa Helena, com estabilidade de Lula, No entanto a pesquisa do Ibope mostra o candidato Alkimin tirando percentuais de voto do presidente Lula o que nunca aconteceu até o momento.
.
O que esta acontecendo não é só uma flutuação próxima da margem de erro que os institutos de pesquisas sertamente irão alegar, até agora pesquisa de diferentes institutos tem mostrado resultados muito parecidos, mas a pesquisa do Ibope demonstra uma configuração eleitoral muito diferente do Datafolha, o que é completamente contraditório.
..
Uma das duas pesquisas esta errada!

3 comentários:

Anônimo disse...

não podemos esquecer o que o ibope já fez com o pt nas eleições de 98, quando tirou a companheira marta suplicy do segundo turno, e deixando as eleições entre covas e maluf, todos nos sabemos do que eles são capazes!!! se preparem para o golpe, porque se isso acontecer temos invadir o congresso e tomar o poder na marra, e matar toda esta banda podre da direita no paredão!!!!

Anônimo disse...

Como diria o PCdoB, na época, "contra Maluf, vote até no Covas".
Que Deus o tenha. Bem trancado.

Anônimo disse...

Ora, o Ibope talvez nem esteja mal intencionado (só porque a pesquisa é sempre contratada por Globo e Estadão?) mas é que o Ibope anda mesmo preguiçoso, a pesquisa do Ibope foi feita em dois dias (21 e 22), mas só ouviu 2.000 pessoas, já o Data-Folha em apenas um dia (22) ouviu 4600 pessoas. Gente, é matemática siomples, quem apurou melhor seu resultado?