26 setembro, 2006

Jornais da Europa dizem que Brasil de hoje é menos desigual

Os resultados conseguidos pelo governo do presidente Lula em seu primeiro mandato são motivo de reportagens extensas em dois grandes diários franceses nesta terça-feira.

No Le Monde, Lula é apresentado como tendo o grande mérito de fazer um “Brasil menos desigual”, e por isso, é favorito para a corrida eleitoral brasileira.

“O presidente conciliou a manutenção de uma política econômica ortodoxa com a aplicação de dispendiosos programas de luta contra a pobreza, cujo balanço hoje é visível, no entender da maioria da população”, afirma o jornal.

No Le Figaro, outro importante jornal da capital francesa, o Brasil é chamado de: “O Brasil de Lula, menos pobre e mais estável”. O artigo fala da capacidade de compra que as camadas mais pobres da população adquiriram e de como tal consumo também aqueceu a economia.

“A Fundação Getúlio Vargas considera que cerca de sete milhões de pessoas passaram da pobreza à classe média. O salário mínimo passou de 70 para 124 euros e o poder de compra aumentou”, analisa o jornal, que atribui os avanços sociais mencionados ao crescimento das exportações, maior consumo interno e criação de quase cinco milhões de empregos formais.

Nenhum comentário: