24 setembro, 2006

A importância social do Prouni

O Prouni vem revolucionando a educação superior, iniciou-se como um programa emergencial de inclusão de jovens carentes à universidade e esta mudando o perfil do estudante de nível superior no país. Ele pré-seleciona o estudante tendo por base a comprovação de sua renda e posteriormente sua classificação no Enem, antes deste projeto era impensável discutir política de "cota social" com as universidades públicas.
.
A grande maioria dos egressos no ensino superior público é oriunda, em parte, das camadas mais abastadas da sociedade e, em outra, de uma parcela classe média, aumentar as vagas no ensino superior sem garantir uma "cota social" seria de imediato garantir acesso da classe média e muito posteriormente o dos trabalhadores; as universidades possuem autonomia e estipulam seus mecanismos de ingresso, a grande maioria dos reitores e a maior parte da comunidade acadêmica é contra instituir um mecanismo de "cota social", o assunto é polêmico, mesmo os grupos radicais da esquerda exigem apenas o aumento do número de vagas e cotas para negro.
http://www.youtube.com/watch?v=cPlfD2hWDoE
.
O Prouni, no entanto, vem colocado o assunto constantemente em pauta, mostrando a necessidade de se assegurar um numero de vagas para a população carente que não tem acesso aos cursinhos preparatórios mais badalados.

Um comentário:

Daniel Pearl Bezerra disse...

Companheiro,O BLOG DA DILMA é o único blog de Esquerda, petista e lulista que concorre ao melhor blog na categoria POLÍTICA no Concurso da BIENAL DO LIVRO 2009, promovido pela Singular Digital, em parceria com a HP, Grupo Ediouro e o Best Blogs Brazil. Solicitamos teu apoio na divulgação e na votação. Se Blog da Dilma for o vencedor além de tornar um Livro, terá uma grande repercussão na mídia nacional e será excelente para a possível candidatura da Ministra Dilma Rousseff. Um grande abraço, Daniel Pearl e Jussara Seixas – editores do blog.
Endereços para você votar: http://dilma13.blogspot.com/
ou http://www.blogbooks.com.br/categorias/politica/