21 setembro, 2006

Escândalo do dossiê não influencia eleições, dizem analistas

fonte: BBC-Brasil

Analistas políticos ouvidos pela BBC Brasil acham que o escândalo do dossiê com supostas denúncias envolvendo o ex-ministro da Saúde José Serra deve ter pouca influência na eleição presidencial.

O cientista político João Paulo Peixoto, professor da Universidade de Brasília (UnB), acha que Lula mantém a liderança e vence no primeiro turno, como indicam as pesquisas eleitorais.

Uma pesquisa do Datafolha divulgada nesta quarta-feira, com dados coletados na segunda e terça-feira, mostra que Lula se mantém com 50% das intenções de voto e 56% dos votos válidos.

Peixoto vê uma combinação da apatia do eleitor ao "voto com o bolso", que leva o eleitor a decidir baseado na realidade que vive e não nas promessas de campanhas.

"Os aspectos que influenciam diretamente na vida do cidadão, mais ligados à economia, são favoráveis e permanecem inalterados", diz. "A boa situação da economia está servindo como um colchão para estas denúncias", analisa.

Ele compara a situação atual de Lula com a do ex-presidente americano Bill Clinton, que quase sofreu um processo de impeachment quando foi acusado de mentir sobre sua relação com Monica Lewinski mas foi absolvido pela opinião pública porque a economia do país ia bem.

Os analistas acreditam que o eleitor de classe mais baixa, da região Nordeste, que foi beneficiado pelo Bolsa Família e onde Lula tem 70% das intenções de voto, sequer fica sabendo desses escândalos. Se souber, tende a pensar que Lula é uma vítima.

Companheiro Lula: Não leve a comparação com Bill Clinton muito a sério. Só o que falta agora é vossa excelência comer uma secretária e todo mundo ficar sabendo. Ai, fodeu. No bom sentido.

Um comentário:

Anônimo disse...

O povo não come dossiê. Essa é a verdade.