28 setembro, 2006

Brasileiro será premiado em 'Nobel alternativo'


O brasileiro Francisco "Chico" Whitaker Ferreira deverá receber o prêmio honorário do Right Livelihood Award, concedido anualmente em cerimônia no Parlamento da Suécia, em Estocolmo.

Whitaker está entre os quatro contemplados deste ano, "pelo trabalho de toda uma vida dedicado à justiça social que fortaleceu a democracia no Brasil e ajudou a criar o Fórum Social Mundial, mostrando que 'um outro mundo é possível'", de acordo com o website da premiação.

Whithaker, secretário-executivo da Comissão Brasileira de Justiça e Paz da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), é membro do Conselho Internacional do Fórum Social Mundial.

O Right Livelihood Award é tido como o "Nobel alternativo".

Os outros escolhidos para o prêmio são o americano Daniel Ellsberg, ex-funcionário do Departamento de Defesa dos Estados Unidos, que revelou documentos secretos que revelavam manipulação de informações por parte do governo do país durante a Guerra do Vietnã; a indiana Ruth Manorama, que defende os direitos de mulheres dalit, indígenas sem casta discriminadas no país, e o Festival Internacional de Poesia de Medellín, na Colômbia, "que ajudou a construir a paz em uma das cidades mais violentas do mundo".

Os organizadores dizem que, ao contrário do prêmio Nobel, o Right Livelihood Awards não é dividido em categorias, como Física, Química, ou Paz, porque "pessoas que começam com um objetivo ambiental por exemplo, freqüentemente se vêem envolvidas em questões de saúde, direitos humanos e justiça social", diz o website da láurea.

Nenhum comentário: