02 agosto, 2006

Soldado acusa coronel norte-americano de ordenar matança no Iraque

O soldado americano Bradley Mason disse que Michael Steele, comandante de sua brigada e veterano da batalha na Somália em 1993 envolvendo a queda de um helicóptero Black Hawk, ordenou às tropas para "matarem todos" os insurgentes que encontrassem. Em depoimento, ele afirmou também que quatro de seus colegas sorriam ao assassinar três iraquianos durante uma operação de busca e depois o ameaçaram de morte caso contasse a alguém sobre o incidente.

Os supostos assassinatos ocorridos em 9 de maio nas proximidades de Samarra, cerca de 100 km ao norte de Bagdá, foi mais um golpe contra a reputação dos soldados dos EUA sobre a conduta deles no Iraque e alimentou mais ódio contra a presença deles no país árabe.

Soldados e fuzileiros navais (marines) americanos têm sido acusados de uma série de assassinatos no Iraque, incluindo um suposto massacre de dezenas de civis em Haditha. Outra audiência está marcada este mês envolvendo denúncias de que cinco soldados americanos estupraram e mataram uma menina de 14 anos e familiares dela que descobriram o crime.

Nenhum comentário: