29 agosto, 2006

Pesquisa CNT/Sensus: aumenta diferença de Lula para adversários

O último levantamento do instituto Sensus apontou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, candidato à reeleição pelo PT, melhorou suas chances de vencer a eleição em primeiro turno. Em relação à pesquisa anterior, Lula subiu de 47,9% para 51,4% nas intenções de voto, enquanto a soma dos concorrentes caiu de 31,4% para 31,2%. O tucano Geraldo Alckmin se manteve estável - passou de 19,7% a 19,6%.

Heloísa Helena ficou estável desde o levantamento anterior da CNT/Sensus: antes tinha 9,3% e agora está com 8,6%. Segundo Ricardo Guedes, diretor-presidente do Instituto Sensus, o crescimento de Lula se deve mais à maior influência dos ganhos econômicos do que às denúncias de corrupção envolvendo o PT e o governo.

"Tivemos fatos como geração de empregos, diminuição dos custos como o da cesta básica e os programas sociais. Isso se sobrepõe aos problemas éticos", explicou Guedes. O diretor associou o crescimento de Lula a ganhos macroeconômicos. Além disso, acrescentou o diretor-presidente do Instituto Sensus, a rejeição de Lula vem caindo enquanto a dos adversários subiu. "É o menor nível de rejeição a Lula desde 2005.

Já Geraldo Alckmin complicou-se. Passou do nível de rejeição que garante competitividade, que é de 40%", disse Ricardo Guedes, em referência aos 25,5% de rejeição a Lula, e 42% de rejeição a Alckmin. O PSDB e o PFL não podem atacar pesquisa, disse o diretor.

Na última pesquisa foram ouvidas 2 mil pessoas em 195 municípios de todas as regiões do País. A apuração ocorreu entre os dias 22 e 25 de agosto, enquanto a anterior aconteceu entre 4 e 6 de julho.

Nenhum comentário: