17 agosto, 2006

Melhores reajustes salariais em dez anos

O estudo "Balanço das negociações de reajustes salariais no primeiro semestre de 2006", divulgado hoje pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), creditou boa parte do bom desempenho das negociações salariais do período aos baixos índices de inflação.

Conforme o levantamento, as taxas inflacionárias estiveram em declínio, passando de um INPC de pouco mais de 5% nos 12 meses anteriores à data-base de janeiro para algo como 2,75% no período encerrado em junho. Assim, informa o Dieese, o desempenho de 96% de um total de 271 negociações terem, no mínimo, reposto a inflação acumulada nos 12 meses anteriores à data-base da categoria é o melhor resultado já identificado pelo Dieese para o primeiro semestre desde 1996, quando o acompanhamento foi iniciado.

Além da inflação em baixa, o Dieese credita o bom desempenho das negociações aos esforços do movimento sindical na busca de ganhos salariais, ao crescimento da economia nacional.

Segundo o Dieese, contribuíram para a expansão do mercado consumidor interno puxado pela maior oferta de crédito, os aumentos reais do salário mínimo promovido nos últimos anos, o processo de redução da Selic e os investimentos em programas sociais realizados pelos governos federal e estaduais.

Nenhum comentário: