07 agosto, 2006

Mais uma má notícia para a campanha Alckmin. Depois de amargar o 8º lugar no ENEM, ficando claro que a educação de São Paulo decaiu fortemente sob gestão tucana, Alckmin não deve ter gostado do que viu hoje de manhã quando leu a Folha. Em relatório apresentado ao TCE, a própria Secretária de Educação do Estado admitiu que vem crescendo de forma alarmante a repetência entre estudantes da rede pública de ensino médio em São Paulo. Em 1997, anos de ferro da Secretária Rose Neubauer, quando o TCE passou a controlar a qualidade dos gastos em educação do Estado, 83,6% dos(as) alunos(as) no ensino médio passavam de ano. Neste ano passado, fim dos anos Chalitta no ensino público de São Paulo, esse percentual de aprovação caiu para 77,4% dos(as) alunos(as).Duas especialistas ouvidas pela Folha comentam o fato, ambas com graves conclusões para a campanha Alckmin, que fica sem ter o que mostrar na área da educação.
A professora Ângela Soligo, da Unicamp, responsabiliza a progressão continuada (por nós chamada de aprovação automática) e a má qualidade da escola pública por este índice. Já a pesquisadora da Fundação Carlos Chagas, Dagmar Zibas, afirma ter podido haver maquiagem de índices em anos anteriores, para demonstrar sucesso na aprovação. ?Pode ser que tenha havido uma mudança de indicação na Secretaria. Me parece que antes a intenção era aprovar o maior número possível de alunos, para melhorar os índices?, declarou ela.
De qualquer forma, o legado tucano na educação é trágico. Nestes 12 anos, decaiu a qualidade do ensino, institucionalizou-se (assim como na gestão do Ministro Paulo Renato no governo FHC) a maquiagem de estatísticas para mistificar a realidade, e as vitimas são as crianças e adolescentes que hoje chegam ao final do ensino médio sem estarem preparadas para o mundo do trabalho ou para a progressão da vida acadêmica na Universidade.
Alckmin é mesmo um candidato sem educação!

Nenhum comentário: