29 maio, 2006

Sobreviventes ligam mortes em Haditha a militares americanos

BAGHDÁ, Iraque – Hiba Abdullah sobreviveu à matança dos marines em Haditha no dia 19 de novembro do ano passado, mas afirma que outros sete na casa de seu sogro não tiveram a mesma sorte. Ela afirmou que soldados americanos atiraram e mataram seu marido, Rashid Abdul Hamid, com tiros de metralhadoras na cabeça e ombro. Eles mataram seu sogro, Abdul Hamid Hassan Ali, 77 anos e em uma cadeira de rodas, atirando no seu peito e abdômen, ela disse.

Sua cunhada, Asma, “Sucumbiu quando seu marido foi morto diante de seus olhos”, disse Abdullah. Quando ela caiu, derrubou seu filho de 3 meses. Abdullah afirma que pegou a criança e fugiu da casa e que quando voltou Asma estava morta.

Quatro pessoas sobreviveram Às matanças em Haditha, incluindo algumas que nunca falaram publicamente, descrevendo as mortes a um escritor e historiador iraquiano e que foi recrutado pelo The New York Times para viajar à Haditha e entrevistar os sobreviventes e as testemunhas do que oficiais militares e do Pentágono dizem ser mortes injustificadas de dezenas de iraquianos. Alguns congressistas temem que isso possa prejudicar ainda mais a imagem dos Estados Unidos em todo o mundo do que o escândalo de Abu Ghraib.

fonte: NYT

Um comentário:

Anônimo disse...

Your are Excellent. And so is your site! Keep up the good work. Bookmarked.
»