29 maio, 2006

'Não tenho medo de vocês', diz Kirchner aos militares

"Que fique bem claro, que, como presidente da República, não tenho medo! Não tenho medo de vocês!".

Com estas palavras, pronunciadas pessoalmente diante de 5 mil oficiais e soldados, além de outros surpresos milhões de telespectadores argentinos que assistiam às cerimônias do Dia do Exército transmitidas ao vivo, o presidente Néstor Kirchner indicou que está determinado a realizar uma depuração na mentalidade das Forças Armadas.

Kirchner anunciou que os militares terão que freqüentar aulas sobre direitos humanos e sustentou que os insatisfeitos e os indisciplinados terão que abandonar os quartéis. A repreensão em tom de desafio protagonizada por Kirchner dentro de um quartel é inédita na história do país.

No discurso, realizado no Colégio Militar de El Palomar, Kirchner criticou os oficiais que, vestindo o uniforme do Exército, participaram na semana passada de uma manifestação a favor do terrorismo de Estado praticado pela última ditadura militar (1976-83). No protesto, realizado na frente do monumento aos mortos na Guerra das Malvinas, na Praça San Martín, em pleno centro portenho, os participantes, aos gritos, chamaram o chefe do Exército, o general Roberto Bendini - que é amigo de Kirchner - de "traidor" e "lacaio". Uma das oradoras, Cecilia Pando, esposa de um ex-oficial, disse que Kirchner tinha um "pensamento hemiplégico". Os simpatizantes da ditadura expulsaram com socos e chutes jornalistas que estavam presentes.

2 comentários:

Reinaldo disse...

Eu sabia que o CCCP era Argentino!

Anônimo disse...

Looks nice! Awesome content. Good job guys.
»