21 abril, 2006

Será a Folha imparcial??? por Martinho Milani, meu eterno professor

Vamos comparar 4 textos de candidatos diferentes na Folha de São Paulo entre dia 5 e 12/04/2006. Destaquei trechos que manisfestam a clara posição do jornal , dito imparcial: Vejamos o texto pela ordem da colocação nas pesquisas (Lula 40%, Alckmin 20%, Garotinho 15%, Heloísa Helena 5%)
Texto 1 : O PT" A conspiração que Antonio Palocci fez para tentar desmoralizar o caseiro Francenildo Costa não tem similar. Envolveu uma das mais importantes instituições financeiras públicas, a Caixa Federal, no seu mais alto nível; envolveu o Gabinete de Segurança Institucional (o novo nome para o velho SNI da ditadura) no seu mais alto nível; envolveu o Ministério da Justiça e, por extensão, a Polícia Federal em nível bastante alto.Repito: esse jogo só os Somozas da vida jogam. Só é possível em republiquetas nas quais se cria o caldo de cultura do abuso e da impunidade. Caldo de cultura afagado por Luiz Inácio Lula da Silva quando chama de "grande irmão" quem promoveu tão obscena conspiração.(...)" (Clóvis Rossi. Folha 07/04/2006)
Texto 2 : O PSDB" O escritório político do corregedor da Assembléia Legislativa de São Paulo, deputado Romeu Tuma Júnior (PMDB), foi arrombado na segunda-feira. Vários documentos que eram guardados no escritório foram furtados.Entre os documentos que foram levados estão aqueles que fazem parte do processo que apura possíveis irregularidades no direcionamento das verbas publicitárias do banco estatal Nossa Caixa. Também foram levados os documentos do processo que apura possíveis irregularidades na doação peças do estilista Rogério Figueiredo para a ex-primeira-dama Lu Alckmin(...)" (Folha Online, 12/04/2006)
Texto 3 : O PMDB"José Dirceu foi cassado pela Câmara, acusado de envolvimento com o esquema do valerioduto --o que ele nega. Nos bastidores, voltou operar forte a favor de alguns interesses nacionais do PT. Também mantém boas relações com Orestes Quércia, o responsável pelo lançamento da candidatura de Itamar a presidente. Eis aí uma explicação para sua passagem relâmpago por Juiz de Fora.Uma coisa todo mundo ouve e fala aqui em Brasília: Zé Dirceu está operando a favor da candidatura a presidente do mineiro Itamar nem que seja para embananar o jogo no PMDB e dinamitar as pretensões de Garotinho.(...)" (Folha Online, 12/04/2006)
Texto 4: O PSOL.....
Comentário da Aldeia: Para a Folha o PT é 100% bandido (somoza foi um dos piores ditadores da América Latina). O PSDB é a "oposição" com "possíveis irregularidades". O PMDB tem dois "não candidatos" ( a que se perguntar se numa pesquisa com o ex-Presidente Itamar, Alckmin continuaria em segundo). Quanto ao PSOL, para a Folha ele não existe. Inclusive Enéas apareceu no jornal que trata com desprezo absoluto a candidatura da esquerda brasileira.

6 comentários:

Espírito Santo disse...

Como o próprio texto nos sugere, devemos nos pautar pelo senso crítico na leitura de qualquer meio de comunicação, inclusive neste blog, do qual sou colaborador.

Vejamos o texto em tela. Nele o autor apresenta três textos, falando de três partidos diferentes. O PT é nitidamente "achincalhado" pelo Jornal. Pelo jornal??? Aí está o erro.

Os textos que falam de PSDB e PMDB são matérias jornalisticas. O texto que fala do PT é da COLUNA de Clóvis Rossi. Reflete a opinião do colunista.

Com certeza, Clóvis Rossi não se identifica com a política do PT e reflete isso na sua coluna.

Não estou defendendo a Folha de São Paulo. Reconheço que como TODOS (eu disse TODOS) os outros meios de comunicação é tendenciosa.

Aqui mesmo, nesse espaço, Reinaldo e Daniel Lopes já divulgaram textos publicados na Folha de São Paulo, porque se identificaram com o que ali foi publicado. Isso quer dizer que, naquele dia, a Folha era imparcial? Lógico que não.

O texto apresentado pelo meu amigo Daniel não é condenável. Muito pelo contrário. Serve principalmente pra despertar o senso crítico na leitura de cada um.

É isso aí

Anônimo disse...

nhenhém nhenhém nhenhém. chora tucanos malditos!

Anônimo disse...

Tucanos malditos??? RARARARARÁ!
Quanto ódio nesse seu coraçãozinho
Defensor do "Lullinha-paz-e-amor-neo-liberal-MALDITO(RARARÁ)-da-política-econômica-entreguista-a-la-palocci-malan-fhc-fragra-meirelles-paga-pau-pra-fmi-viva-chavez-chapolim-fidel-e-morales(esse vai dar dor de cabeça, rsrs)-pt-bom-tucano-mal-blá-blá-blá-lenga-lenga-demagógico".
Daqui a pouco você se une ao anônimo fedido e começa a chorar... RARARARARÁ!

Anônimo disse...

...e eles defendem a Folha... e a máscara cai...

Chora tucanada!!!
Agora é a vez do povo!!!
Lula de novo!!!

Anônimo disse...

Acho que fui abduzido! Tudo está claro agora...
PT: bom, PSDB: mau
Carta Capital: divino, Folha: profano
Mim: Tarzan, You: Jane
Marilena Chauí: gênio, Paulo Francis: topeira
PT: de Deus, PSDB: do diabo
Lulla: honesto, sabe tudo, Chuchuclimin: ladrão, bandido, assassino do Celso Daniel, rei do mensalão
Mulher: ruim, Homem: bom (hummm, poderooosa!kkkkkkkkkkkkkkkkkk)
RARARARARARARARARARARARARARARÁ!

Vocês ainda me matam de tanto rir... E é sempre o mesmo rameramerame...

Anônimo disse...

Puxa, um surto consciência. Demorou mas aprendeu alguma coisa.