15 abril, 2006

Revista ligada a Opus Dei publica caricatura de Maomé no inferno

AFP

ROMA, 15 abr (AFP) - Um desenho representando o profeta Maomé no inferno, publicado pela revista italiana "Studi Cattolici", ligada à poderosa instituição conservadora católica Opus Dei, desatou neste sábado protestos de várias associações muçulmanas na Itália.

Em sua edição de março, a "Studi Cattolici" inclui uma caricatura na qual aparecem os poetas italiano Dante Alighieri e latino Virgílio à beira de um círculo em chamas, em cujo centro está o profeta muçulmano cortado pela cintura.

"Aquele ali não é o Maomé?", pergunta Virgílio.

"Sim, e ele está dividido em dois porque causou a divisão da sociedade", responde Dante, segundo transcrição da agência Ansa.

"De vez em quando é bom que haja um cartoom satírico politicamente incorreto. Não se trata mais do que uma passagem extraída da Divina Comédia, de Dante", comentou o diretor da revista, Cesare Cavalleri, membro do Opus Dei.

"A mim parece algo de muito mau gosto", comentou Mario Scajola, diretor da seção italiana da Liga Mundial Muçulmana.

A estrutura e os conceitos da ultra-secreta e conservadora Opus Dei ganharam destaque nos últimos anos devido ao sucesso mundial do romance de Dan Brown, "O Código da Vinci".

Tal organização, de conservadora e direitista, entre seus expedientes "secretos", passou a recrutar vários políticos cujo perfil se assemelhe ao da organização. NO Brasil, um dos mais conhecidos membros da Opus Dei é o ex-governardor de São Paulo e candidato a Presiente, Geraldo Alckmin.

Nenhum comentário: