25 abril, 2006

O torresmo mais famoso da cidade!!! Bar 2 Zé

Sair da zona rural de Itaperá (SP) aos vinte e poucos anos e montar um negócio em Sorocaba foi um dos muitos desafios enfrentados pelos “dois zé”: os cunhados José de Jesus Fogaça e José Maria Rodrigues. Com algum investimento e muita força de vontade e trabalho, os cunhados montaram um pequeno armazém na cidade em 1975.
Depois de enfrentar cruzeiros, cruzados, cruzados novos e a chegada de hipermercados em Sorocaba, o negócio familiar driblou as crises econômicas e se transformou em 1986 no “Bar 2 Zé”, famoso por sua coxinha e pelo torresmo feito na casa.
Aprender a fazer o torresmo mais famoso da cidade nasceu da necessidade de manter o comércio da família aberto. “Com a concorrência com os hipermercados, estava difícil conseguir manter o armazém. Resolvemos investir na lanchonete. A dor ensina a gemer”, explica José Maria Rodrigues, que foi buscar inspiração na infância rural para desenvolver a receita do torresmo. “Aprendi a fazer os salgados na força de vontade. Nunca fiz cursos. O torresmo, tive que fazer muitas e muitas vezes até conseguir essa receita”, ressalta Zé, que vende um pedaço grande de torresmo por R$ 1,70.
O bar fica no final da Washington Luís, em frente à Padaria Jardim América.

2 comentários:

Anônimo disse...

Muito engraçadinho o senhor!!! hehehe

Anônimo disse...

E nao se esqueca da almondega!