19 abril, 2006

Ministro anuncia TV Digital com software livre brasileiro

O Ministro de Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende, participou da cerimônia de abertura da sétima edição do Fórum Internacional de Software Livre (FISL), na tarde desta quarta-feira, e divulgou mais detalhes do modelo digital para o sistema de TV aberta no Brasil. De acordo com o Ministro, o projeto contará com software livre desenvolvido no país.
Rezende declarou que o anúncio seria feito por Luiz Inácio Lula da Silva, que está no Rio Grande do Sul para a inauguração de um Parque Eólico no município de Osório, entre outros compromissos. O presidente, no entanto, não pode participar da cerimônia do Fórum, em Porto Alegre, e confirmaria o anúncio nos próximos dias.
O software livre que será utilizado na televisão digital brasileira foi desenvolvido na PUC do Rio de Janeiro, de acordo com o Ministro. Rezende explicou que o que está em jogo, entre os modelos europeu e japonês, é a tecnologia de modulação, um dos componentes mais importantes do sistema.
Entre os espectadores da cerimônia de abertura do FISL, aparecia uma faixa com os dizeres "Queremos TV e rádio digital em software livre e sem patentes". "Com certeza, o Governo apóia isso e é assim que deve ser encaminhado", respondeu Rezende.
Redação Terra

Um comentário:

Daniel Lopes Martin Almeida disse...

Padrão digital brasileiro já!!! Nada de japonês!!!

Software livre já!!!