07 janeiro, 2006

Serra infla "realizações" em panfleto do IPTU

A administração do prefeito de São Paulo, José Serra (PSDB), inflou estatísticas e realizações de sua gestão em publicidade impressa em modelo do novo carnê do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) divulgado na última quinta-feira pelo secretário municipal das Finanças, Mauro Ricardo Costa. O novo carnê, com a atualização monetária de 5,5% no valor a ser pago, começará a ser distribuído a partir da próxima terça-feira a 2,8 milhões de paulistanos. Mas o balanço de governo contém diversas informações incorretas. As informações são da Folha de S.Paulo.
Diz, por exemplo, que "estão em reforma" 14 hospitais municipais e 17 prontos-socorros. Mas, segundo a Secretaria da Saúde, todas as unidades estão em fase de licitação. Nenhuma está em obra. Ainda na área da saúde, prioridade de Serra --um dos tucanos mais cotados para disputar a sucessão presidencial--, o balanço anexado ao IPTU diz que 22 mil pessoas foram atendidas pelos mutirões de saúde. Em entrevista gravada ontem, a assessoria de imprensa da secretaria disse que foram 10.551 atendimentos.
Assessores de Serra responderam que o material distribuído à imprensa com informações sobre o primeiro ano da gestão era "fake" [falso, em inglês]. Estariam ali apenas para ilustrar o novo modelo de carnê. Segundo a prefeitura, os dados que constarão nos carnês dos contribuintes serão os corretos. De manhã, o secretário das Finanças não disse que o material era "fake". No material distribuído à imprensa, constam duas cópias do balanço com os números inflados. Em uma delas, a inscrição: "informações qualitativas".
Na pasta da Educação, o folheto de Serra diz que "foram entregues 55 novas unidades escolares, 48 delas para substituir escolas de lata (que se assemelham a contêineres) já demolidas". Mas, segundo a Secretaria Municipal da Educação, desde que Serra assumiu a prefeitura, foram entregues 25 escolas em substituição às de lata e sete outras novas unidades - três creches, duas de educação infantil e duas de ensino fundamental.
O folheto diz ainda que "o cardápio da merenda escolar foi reforçado com alimentos ricos em ferro e outros nutrientes". Mas o reforço ainda está em discussão. Não há prazo para a implantação.
Na pasta de Trabalho, o folheto diz que, das 60 mil pessoas atendidas pelos centros de apoio ao trabalho, "4.000 pessoas estão empregadas". Segundo dados oficiais, são 3.093 pessoas.
A assessoria do prefeito afirmou que as informações apresentadas eram somente ilustrativas, para mostrar quais são as modificações visuais do novo carnê. E que o balanço que será impresso na atualização cadastral do IPTU chegará à casa dos contribuintes já a partir da semana que vem com as informações corretas.
Até 2005, o IPTU trazia informações resumidas sobre a administração municipal. Indicava, por exemplo, a distribuição do Orçamento entre as principais despesas da prefeitura paulistana. Segundo Costa, o balanço contido no novo layout do carnê do IPTU é o cumprimento de uma obrigação do poder público.

Nenhum comentário: